13 janeiro, 2025

José Francisco Ferreira da Mata - Autor de: AS APARÊNCIAS ENGANAM

Eu nasci no estado do Maranhão, em uma pequena cidade chamada São José dos Curicas, onde morei até os quatro anos, quando meus pais decidiram migrar para São João do Piauí, no estado do Piauí, onde permaneci até a adolescência. Em seguida, mudei para a cidade de São Paulo, onde morei nas ruas por algum tempo. Nas ruas existem dois mundos diferentes: um mundo correto e amável, e o outro, incorreto e agressivo. Apesar da minha pouca idade, optei pelo caminho certo, que me conduziu e mais tarde me colocou em um pedestal do caráter, porque meu caráter foi recebido dentro do ventre da minha mãe, Ana, e aí não tinha como não fazer o certo: mesmo que eu quisesse fazer o errado, o caráter não me permitia. Foi aí que nasceu a motivação para escrever este livro: a dificuldade em assinar meu próprio nome, já que eu não tinha cidadania, com escolaridade até apenas o quarto ano do então primário, e tantos outros obstáculos, pois as coisas ficavam cada vez mais difíceis, eu mais e mais cansado de viver nas ruas da capital. Enfrentei o alcoolismo, que fazia tremer minhas mãos desoladamente, e com isso perdia oportunidades para sair das ruas. A tristeza galopava dentro do meu coração, bombardeado e enfraquecido, e então o desengano tomava conta de mim, junto com uma solidão devastadora. Até que, num dia gelado, de muito frio, tomei uma decisão inteligente e disse para mim mesmo: “Vou parar de fazer uso de bebidas alcoólicas e mostrar que sou capaz para mim mesmo, já que os outros não podem me ajudar e eu sou um andarilho solitário por esta cidade, com seus contrastes e violência”. Prometi a mim mesmo que um dia escreveria uma história falando de superação, mostrando que nem tudo está acabado, sempre tem um jeito, e esse jeito está na nossa frente. É só querer que a montanha de pedras se desfaz. Devemos evitar os primeiros erros para as coisas acontecerem abundantemente. Este livro, então, conta uma história de superação que foi impactante no meu coração, pois resgatei minha cidadania. Hoje tenho um endereço, uma casa, um trabalho como comerciante. Continuo morando na cidade de São Paulo. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e ao teatro. A minha professora, que me ensina todos os dias, é uma família que me traz equilíbrio.
 
É um livro intrigante de contos e crônicas que mescla humor e modelo de crítica à sociedade contemporânea. Através de personagens excêntricos e situações inesperadas, o autor revela como as aparências podem ocultar verdades profundas e bondade.
 
 
 
 
 
 

Entrevista

Olá José Francisco. É um prazer contar com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci
 
Do que trata o seu Livro?
Contos, crônicas e humor.
As Aparências Enganam é uma obra que se destaca pelos contos e crônicas repletos de humor e críticas ao modelo da sociedade contemporânea. Neste livro utilizo personagens excêntricos e situações inesperadas para explorar como as aparências podem esconder verdades profundas e a bondade humana.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
A ideia surgiu por ser um analfabeto.
Apesar da minha pouca idade, optei pelo caminho certo, que me conduziu e mais tarde me colocou em um pedestal do caráter, porque meu caráter foi recebido dentro do ventre da minha mãe, Ana, e aí não tinha como não fazer o certo: mesmo que eu quisesse fazer o errado, o caráter não me permitia. Foi aí que nasceu a motivação para escrever este livro: a dificuldade em assinar meu próprio nome, já que eu não tinha cidadania, com escolaridade até apenas o quarto ano do então primário, e tantos outros obstáculos, pois as coisas ficavam cada vez mais difíceis, eu mais e mais cansado de viver nas ruas da capital.
Destinado a todos os nível de público.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
O primeiro de muitos.

O que te inspira escrever?
A solidão me inspira cada vez mais escrever.

O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
Estou bastante feliz e radiante em ter escrito este livro. Eu recomendo que você o leia e gostaria que você meditasse sobre o seu conteúdo que integram nas suas páginas, com os acontecimentos. Onde existem contos e crônicas, e humor, críticas são história bem legal que eu gostaria muito e ficaria bastante feliz e honrado, se você ler esse livro. E se alguém gosta de uma frase dentro dessa história, lhes proporcionando a da uma risada, dessa história, eu agradeço e pretendo escrever mas alguns livro.
A realidade vívida no país chamado Brasil.

Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Um amigo escritor me indicou.

Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário