Páginas

06 novembro, 2024

Vanda Lohn - Autora de: A FELICIDADE NÃO PROCURA POR VÍTIMAS

Vanda Lohn

Vanderléia Martins Lohn, mais conhecida como Dra. Vanda Lohn, nasceu em Florianópolis, Santa Catarina, em 1972. Formada em Administração de Empresas, especializou-se em Responsabilidade Socioambiental e Gestão do Terceiro Setor, fez Mestrado em Gestão do Conhecimento e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mais de 35 anos de experiência na área de administração e atuação com gestão - liderança e desenvolvimento de pessoas e empresas; e Desenvolvimento Sustentável – ESG. Atuo na área administrativa do Hospital Universitário da UFSC, dezessete anos como professora universitária no ensino, pesquisa e extensão na UNIVALI. Foi coordenadora de projetos de consultoria, sendo um deles em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na área de Desenvolvimento Sustentável. Ainda durante sua caminhada profissional, realizou cursos de autoconhecimento e participou de grupos de estudos de desenvolvimento humano e empresarial. Entusiasmada em trabalhar com desenvolvimento de pessoas, fez formação em Movimentos Essenciais com Claudia Boatt, treinamentos na Abordagem Sistêmica Fenomenológica e Inteligência Sistêmica pelo Instituto Desenvolvimento Sistêmico para a Vida (IDESV), Formação Business Mentoring pela Academia Brasileira de Mentores (ABM) e, no momento, estuda Programação Neurolinguística (PNL). É sócia-fundadora da empresa Ser Mais Soluções, na qual atualmente desenvolve atividades de consultoria e mentoria de Alta Performance Sistêmica Negócios/ Liderança/ Posicionamento de Carreira, e palestrante.
 
A felicidade não procura por vítimas

Esta obra está permeada de ensinamentos que nos convidam à reflexão para a mudança de rota necessária para ao nosso crescimento pessoal e profissional, em especial no estudo do autoconhecimento, a chave para a alta performance. De maneira lúdica e metafórica, vamos seguir em uma jornada reflexiva e estimulante. Espero que traga a você soluções ou motivação para repensar problemas emocionais que, às vezes, estão guardados a sete chaves, impedindo de avançar no seu melhor e conquistar o que veio para realizar! Importante ressaltar que tudo começa em nosso sistema familiar. Nossa base vem da família de origem e, por isso, precisamos saber qual é nosso lugar nesse sistema e qual será quando formarmos nossas famílias. Quando estamos em nosso lugar, a transformação vem com mais paz, leveza e sucesso. Mas como saber se estamos em nosso lugar? Essa é uma das perguntas que vamos responder juntos nessa leitura cativante e instigadora sobre o Eu verdadeiro. Espero do fundo do coração que a história de vida dos personagens presentes nesta obra, Richard e Velha Sábia, entre outros, possa lhe trazer profundas reflexões sobre sua vida e mostrar o poder do autoconhecimento, o quanto ele é capaz de fornecer um novo sentido e significado à existência. Vamos juntos?
 
Entrevista
 
Olá Vanda. É um prazer contar com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci
 
Do que trata o seu Livro?
O livro tem como proposta trazer a reflexão ao leitor sobre a sua autorresponsabilidade na busca pela felicidade. O que todos nós buscamos exercitamente sempre, não é mesmo? O que todos querem na vida é ser feliz, mas muitos não querem assumir a sua responsabilidade e assim ficam se colocando como vítimas de situação e ou ocasião. Mas o que aprendi na minha caminhada de 52 anos que ninguém é vítima e sim somos corresponsáveis pelas situações que estamos e construímos. E nesse contexto levo a proposta do livro. Além de trazer o olhar para o nosso sistema familiar, também sendo bom ou ruim /positivo ou negativo como força e ou emparelhamentos. Outro aspecto que trago é os 10 sabotadores que todos nós temos e precisamos saber lidar com eles e até mesmo trazê-los como força e não como algo negativo. O final é surpreendente!!
 
Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O escrever um livro meu já é algo que tenho em minha caminhada de vida. Já escrevi capítulo de livro na minha época de realização do mestrado e com a minha caminhada acadêmica acabo tendo em meu DNA a leitura e o escrever e com a minha experiência profissional em mentoria – consultoria de Negócios e Posicionamento de Carreira com foco em autoconhecimento descobri o que todos buscam no final é a felicidade, mas não querem assumir a sua autorresponsabilidades e fica mais fácil se colocar como vítima da situação e contexto. E chego aqui também me colocando em muitas situações como vítima e não como autorresponsável. Ou seja, chegamos pela dor e não somente pelo amor, como todos nós gostaríamos, não é verdade?
 
Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. O primeiro de muitos ou um sonho realizado?
Tenho paixão por leitura de livros e livros físicos (rsrsrs). Venho do mundo acadêmico que gosta de ler e escrever então penso que a minha caminhada acadêmica e profissional me ajudou a chegar na construção do meu primeiro livro, eu Vanda Lohn. E quero que seja o primeiro de muitos outros. Já estou na elaboração do meu próximo livro. Aguardem em 2025 vem novidades. Acho que é uma cachaça como dizem (rsrsrs).
 
O que te inspira escrever?
Gosto muito de falar e escrever sobre felicidade e autoconhecimento e isso me inspira a escrever. Além disso, me inspira no meu servir com propósito de vida de “contribuir, ajudar e provocar mudanças na vida das pessoas para se tornarem bem-sucedidas. A ação é o verdadeiro poder“.
 
O seu livro merece ser lido? O que ele tem de especial capaz de encantar leitores?
Sim claro que sim!!!!
A história do livro está permeada de ensinamentos que nos convidam a uma reflexão e mudança de rota necessária para nosso crescimento pessoal e profissional, em especial no estudo do autoconhecimento a chave para a alta perfomance. De uma maneira lúdica e metafórica, vamos seguir em uma jornada reflexiva e estimulante. Espero que traga a você soluções ou um repensar para problemas emocionais que, às vezes, estão guardados a sete chaves, impedindo de avançar no seu melhor que veio para realizar!
Quando estamos em nosso lugar, a transformação vem com mais paz, leveza e sucesso. Mas como saber se estamos em nosso lugar? Essa é uma das perguntas que vamos juntos responder nessa leitura cativante e instigadora sobre o Eu verdadeiro.

 
Como ficou sabendo e chegou até a Scortecci?
Fiquei sabendo por uma colega que indicou a Suellen na construção do livro como editora. Tenho muita gratidão a Suellen pelo suporte a chegar até vocês e lançar o meu primeiro livro solo!!
 
Obrigado pela sua participação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário