01 setembro, 2024

Anderson Flávio Batista - Autor de: CONEXÕES ENTRE PSICOLOGIA E ESPIRITUALIDADE – Volume I e II

Psicólogo. Filho de mãe pernambucana e pai mineiro, nascido na zona sul de São Paulo.
Casado há 22 anos com a Regilane e pai da Amanda. Tem experiência com gente desde os doze anos, quando trabalhava na feira cuidando de uma barraca de chinelos. Foi flanelinha na feira de Moema —SP. Depois trabalhou com atendimento ao cliente, a seguir, na área de RH por muitos anos, como gerente de Recursos Humanos.
Psicólogo clínico, com pós-graduação em Neurociências pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e MBA em Recursos Humanos. Faz atendimentos individuais, de adolescentes, adultos e idosos. Trabalha com atendimento on-line para qualquer lugar do Brasil ou do exterior.
Palestrante há mais de 10 anos e convidado de grandes empresas e instituições, como: IML, Hospital Juqueri, Ganha Tempo, Sociedade Bíblica do Brasil, entre outras. Workshops corporativos em empresas, treinamento e capacitação profissional.
Autor do livro: A essência da Humildade.
Gosta de leitura e lê de tudo sem preconceito. Arrisca alguns acordes no violão, pois gosta muito de música. Gosta de arte, natureza e de conhecer lugares.
Psi por vocação e ajudar pessoas como missão.
 
Conexões entre Psicologia e Espiritualidade - volume I
É sabido que a espiritualidade tem uma relevância na composição do sujeito. As ciências PSI são um bem que deve estar cada dia mais próximo do cidadão. Digerir esta obra é deliciar-se na conclusão de que esses saberes podem se completar. O nosso saber tem ficado cada dia mais específico e perdemos um pouco a riqueza da alma por abandonarmos o olhar multifocal. Crer é também pensar. As comunidades religiosas contribuem expressivamente para a saúde mental individual e coletiva. Aprenderemos a fazer as pazes com a nossa história, com os nossos pontos fortes e, principalmente, com as nossas mazelas. Adoecer psiquicamente não nos desmerece. Compreender nosso eu, nosso psiquismo, fortalecer nossa musculatura no âmbito emocional e espiritual, manter a esperança e saber esperançar é uma de nossas missões.
 
A Espiritualidade é uma dimensão do ser humano. A crença tem muitas implicações no comportamento humano. O ego como veículo de comunicação entre o nosso mundo interno e externo se expande ainda mais, fazendo conexão com a busca de sentido que é em suma a Espiritualidade. O desenvolvimento da Espiritualidade se constrói com atitudes. Se o comportamento é uma prática, a espiritualidade é também.
A relação entre espiritualidade e ciências humanas é definitivamente complexa. A leitura esclarecerá a você como os dois termos se conectam. A inegável necessidade de transcendência diante do império da matéria é uma aventura humana que perpassa a nossa existência.
No processo psicoterapêutico é mais comum do que se imagina demandas e queixas que têm relação com a espiritualidade da pessoa. O ser humano é complexo e é biopsicossocialespiritual.
Neste livro você encontrará conhecimento sobre a espiritualidade feminina. Sobre a importância da gratidão como um componente da espiritualidade. Sobre a discussão religiosa entre ansiedade e pecado. Sobre alguns aspectos da inteligência espiritual. Sobre a relação entre a arte da música e a espiritualidade. Sobre a espiritualidade da juventude.
E algumas considerações sobre a psicanálise e a espiritualidade. Sobre o processo de luto e a espiritualidade. E, por fim, sobre os efeitos da espiritualidade em família.

Entrevista
 
Ola Anderson.  É um prazer contar com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci.

Do que trata o seu Livro?
Sobre uma importante dimensão do ser humano a Espiritualidade. Durante muito tempo a Espiritualidade foi confundida com religião o que afastava por vezes os temas ciência e espiritualidade. Uma compreensão maior por parte da ciência nos últimos anos tem propiciado uma aproximação que nunca deveria ter sido dissociada: Psicologia e Espiritualidade. Grandes expoentes da Psicologia sempre consideraram a dimensão espiritual do ser humano como: Viktor Frankl, Jung e tantos outros. O livro trata dessa conexão existente entre Psicologia e Espiritualidade.
 
Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
O livro nasceu de uma inquietação de perceber que o mundo acadêmico não explora muito essa dimensão do ser humano, reduzindo-a a apenas as dimensões biopsicossocial. O ser humano é biopsicossocialespiritual. O livro não é acadêmico, a proposta é que todos os públicos possam ler e expandir o conhecimento sobre o tema.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Organizei esse livro convidando especialistas da área, pessoas que pudessem contribuir com o tema. Deu super certo. Um timaço.
 
O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Muito desafiadora, pois definitivamente o Brasil não é um país de leitores e essa é uma triste realidade. Não devemos desistir, pelo contrário cada um (a) com as forças e o alcance que tem de fomentar o gosto pela literatura, principalmente os clássicos.
 
Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Conheci a Scortecci pela internet, entrei em contato e gostei do atendimento bem atencioso e humanizado. Tive a certeza de que deveria fazer as publicações com ela.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Os livros, porque temos os volumes I e II merecem muito serem lidos. Nossa escrita é descomplicada, mas não simplista. Irá contribuir significativamente para o entendimento da conexão que existe entre Psicologia e Espiritualidade.
Não somente leiam, mas permitam espaço para elaboração e reflexão e depois façam aplicações práticas no chão da vida (cotidiano) porque certamente irá acrescentar na sua vida.
Obrigado.
Abraço fraterno a todos os leitores!
 
Obrigado pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário