Neuza Maria Cechetti
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1993), mestrado em Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio Verde (2005) e em Doutorado em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (2010). Revalidação na UFPE (2014). Professora titular do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (até 2007). Professora da Rede Doctum de Ipatinga / MG até 2017. Diretora Acadêmica da Faculdade e Centro de Pesquisa Souza Martins - FACEPSMA. Pesquisadora na área de Educação Matemática e formação de professores. Escritora de Literatura Infantil e livros Paradidáticos nas áreas de Didática e Educação Matemática.
Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (1993), mestrado em Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio Verde (2005) e em Doutorado em Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (2010). Revalidação na UFPE (2014). Professora titular do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (até 2007). Professora da Rede Doctum de Ipatinga / MG até 2017. Diretora Acadêmica da Faculdade e Centro de Pesquisa Souza Martins - FACEPSMA. Pesquisadora na área de Educação Matemática e formação de professores. Escritora de Literatura Infantil e livros Paradidáticos nas áreas de Didática e Educação Matemática.
O desafio de ensinar matemática
Considera o trabalho desenvolvido em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ressalto a valorização moderada do uso de jogos e materiais concretos, em busca de um ensino de Matemática onde o aluno possa sentir-se bem ao estudar a disciplina e apreendê-la sem o massacre de ter que “decorar” de forma brutal os conceitos propostos pelo professor.
Entrevista
Olá Neuza. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci
Do que trata o seu Livro?
O livro considera o trabalho desenvolvido em Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. ressalta a valorização moderada do uso de jogos e outros materiais concretos, em busca de um ensino de Matemática prazeroso.
O livro considera o trabalho desenvolvido em Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. ressalta a valorização moderada do uso de jogos e outros materiais concretos, em busca de um ensino de Matemática prazeroso.
Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Sempre trabalhei na formação de professores e percebi a dificuldade que esses têm para ensinar matemática. Escrevi com a ideia de favorecer o professor que ensina matemática.
Sempre trabalhei na formação de professores e percebi a dificuldade que esses têm para ensinar matemática. Escrevi com a ideia de favorecer o professor que ensina matemática.
Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Sou pesquisadora da área da educação. Sempre me interessei pela prática do professor que ensina matemática, e muitas vezes, não se identifica com essa disciplina.
Sou pesquisadora da área da educação. Sempre me interessei pela prática do professor que ensina matemática, e muitas vezes, não se identifica com essa disciplina.
O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
O escritor no Brasil luta com dificuldades, é desvalorizado, pelo fato de ser um país onde há poucos leitores.
O escritor no Brasil luta com dificuldades, é desvalorizado, pelo fato de ser um país onde há poucos leitores.
Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Através das redes sociais. Há muito tempo utilizo o trabalho editorial da Scortecci.
Através das redes sociais. Há muito tempo utilizo o trabalho editorial da Scortecci.
O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
O livro O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA, merece ser lido pelo fato de apresentar uma realidade diante do ensino da matemática. Uma pesquisa que evidencia a prática do professor que ensina matemática.
O livro O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA, merece ser lido pelo fato de apresentar uma realidade diante do ensino da matemática. Uma pesquisa que evidencia a prática do professor que ensina matemática.
Obrigada pela sua participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário