31 agosto, 2024

Carmem Teresa Elias - Autora de: LUÍS VAZ DE CAMÕES: UMA LEITURA HUMANÍSTICA

É docente, pesquisadora e palestrante em Literatura Comparada e Análise de Gêneros Textuais, com pós-graduação em Letras pelas universidades de Cambridge, Federal Fluminense (UFF), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Gama Filho. Em mais de trinta anos de atuação profissional nos níveis universitário, médio e fundamental, é autora de diversos artigos acadêmicos e trabalhos para congressos, além de material didático para a Universidade Santa Úrsula e Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Seus estudos da obra de Luís Vaz de Camões começaram ainda como estudante no ensino médio no tradicional Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e aprofundaram-se na universidade. Em quarenta anos de atividade docente, realizou pesquisas, palestras e vários trabalhos de análise da obra camoniana com foco nas temáticas, conteúdo e multidisciplinaridade com as demais áreas de Humanas. Como autora de obras literárias, começou a escrever muito criança, tendo sempre por hábitos a leitura e a escrita. Possui doze livros publicados nos gêneros romance, contos, ensaio, monólogo teatral, poesias e livros de arte. “Amo a liberdade de amar a poesia” é seu mote desde a infância. Foi premiada pelo Consulado da Itália, Feira do Livro de Genebra, UBE, prefeitura do Rio de Janeiro, e foi indicada ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe, entre outras distinções. Também é artista plástica, com cinco exposições individuais e obras em dezenas de coletivas. Atual Diretora Cultural da UBE-RJ na gestão 2023-24, foi vice-presidente de instituições culturais, tendo realizado curadoria e organização de eventos artísticos no Consulado Geral da Argentina, Casa França–Brasil e UERJ. Criadora e diretora do projeto socioeducativo Poesias ao Acaso por doze anos, entre 2010 e 2022, com suas oficinas de criação artística formou e apresentou novos autores no mercado editorial. Seus livros, preferencialmente em prosa poética, ora exaltam a importância da sensibilização diante do amor e da natureza, ora denunciam crises sociais, individuais e existenciais diante da desumanização e precariedade de respeito à vida, em permanente clamor pela dignidade humana.

Obras da autora:
O Julgamento das Mães: Maternidade e Terror (romance)
Até Onde o Tocantins me Tocar (crônicas)
Perdidos Atávicos (contos)
Devoção (poesia)
Uauiará: Peixe-Homem (romance juvenil)
Poesias ao Acaso (poesias)
Insano (poesias)
Bigúmea (poesias)
Clamor: Poesia em Versos (poesia)
Âmago (poesia e arte)
Ancestralidade (poesia e arte)

Uma leitura humanística: “Por que ler Camões?” Este livro de ensaio de Carmem Teresa Elias, em linguagem simples e didática, além de conferir reverência à Literatura Mundial e à Língua Portuguesa, analisa a obra de Luís Vaz de Camões, como ícone preciso e precioso acerca da natureza das emoções, ações e razões humanas. Enquanto referência na Literatura em pleno século XXI, a obra camoniana é comparada como fonte multidisciplinar em diálogos com a Filosofia, Psicologia, História, Psicanálise, Literatura e diversos estudos da área de Humanidades, da antiguidade à contemporaneidade, tendo por foco a busca da compreensão humana. Os tempos são mimésis de outros tempos: ler o passado para ler o hoje e o amanhã num exame profundo do que somos, sentimos e pensamos.
 
Entrevista
 
Olá Carmem. É um prazer contar, novamente, com a sua participação na Revista do Livro da Scortecci

Do que trata o seu Livro?
Trata-se de um chamamento para leitura com abordagem contemporânea do maior poeta da Língua Portuguesa de todos os tempos: Luís Vaz de Camões. O livro se propõe a uma análise de algumas das principais temáticas abordadas na escrita camoniana com o intuito de levantar reflexões sobre a perpetuidade da condição humana. Ao se falar dos textos de Camões fala-se do ser humano e da vida.
Tanto a poética quanto a epopeia do grande autor português aprofundam-se e repercutem-se na complexidade da existência humana, abarcando reflexões que englobam diversas áreas do conhecimento. Nada escapa a Camões.
Para este fim, trago uma abordagem multidisciplinar, da Antiguidade aos dias atuais, ao abranger os textos de Camões sob a luz das Ciências Humanas:
Filosofia, História, Sociologia, Psicologia, Psicanálise, além de associações a diversos autores de variadas épocas.
Evoco a atualidade de Camões pelas relações que o conteúdo de sua obra antecipa e desdobra com autores como Camus, Ferreira Gullar, Drummond, e representantes das literaturas de países lusófonos, por exemplo.
 
Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Este livro se destina a leitores leigos, estudantes, professores, pesquisadores e público em geral.
Sou docente dedicada ao estudo literário há 40 anos. Entre minhas especialidades está a obra de Luís Vaz de Camões.
Neste ano em que se celebram os 500 anos de nascimento do grande escritor português, presto minha homenagem compartilhando pesquisas e estudos que pude tecer ao longo da minha carreira. Dedico-me a pesquisas e novas abordagens acerca das temáticas humanas inseridas nos textos de Camões e que exprimem a vida de todos.
 
Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Chego ao meu décimo segundo livro publicado. Além de sonho, cada livro é uma edificação de vida. Este celebra a literatura como fonte de análise e estudo, mas sou autora também de ficção em romance, contos, poesias e dramaturgia. Não sei parar de escrever.
 
O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Por este motivo mesmo é que temos de manter a força, o entusiasmo, a perseverança, pois somente por meio de um acesso amplo à leitura e ao conhecimento humanístico haverá esperança de construção de uma sociedade mais evoluída, ética, crítica e consciente. O escritor de certa forma é também um mestre, um formador de pensamento e cidadania. O verdadeiro escritor carrega muita responsabilidade com o mundo.
 
Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Faço parte dos autores do Grupo desde 2016 e este é meu quarto livro pela Scortecci, além de participação em algumas antologias..
 
O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Claro que sim. Ao ler este livro, o leitor aprenderá mais sobre si mesmo. O livro “Luís Vaz de Camões: uma leitura humanística” , em edição comemorativa, transcende os limites habituais dos estudos literários e vai além da visão puramente semiológica a que comumente se restringem os estudos tradicionais desse grande autor português. Convido o leitor para uma discussão relevante sobre temas que nos afetam e que não cessam de nos interessar e agregar como espécie humana.
 
Obrigada pela sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário