Páginas

02 abril, 2023

Júlia Viveiros Armendro, Luiz Otávio Dobal, Marta Viveiros Dobal - Autores de: JÚLIA, A MENINA APAIXONADA POR LETRAS

Júlia Viveiros Armendro
Nascida no Rio de Janeiro, capital. Aos 5 anos expressou o desejo de protagonizar um livro em que pudesse divulgar sua paixão (precoce) pelas letras. Incentivada pelos avós (Luiz Otávio Dobal, Marta Viveiros Dobal), firmou uma parceria que resultou no livro: Júlia, a menina apaixonada por LETRAS.





Livro infantil contando as descobertas e importância das letras, pela autora.





Entrevista

Olá Júlia. É um prazer contar com sua participação na Revista do Livro da Scortecci

Do que trata o seu Livro?
O livro fala de uma menina (eu, Júlia Viveiros Armendro) e sua paixão pelas letras. Mostra a necessidade das letras para todas as pessoas e a importância da referência dos pais durante a alfabetização.

Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Muitos perguntam: como uma menina de 5 anos ainda pré-alfabetizada, escreve um livro? Acredito que fiz mais do que escrever um livro, eu criei e desenvolvi uma estória que se transformou em uma obra literária.
Depois de ouvir meus pais e avós lerem os tradicionais contos infantis, nasceu em mim o desejo de criar algo em que eu fosse a protagonista. A cumplicidade entre eu e meu vovô Luiz Otávio Dobal, depois de várias tentativas, levou a "estória das letras" (como eu chamava a princípio) a uma versão final. Porém, sempre que o vovô contava, teimava em mudar algo, que logo eu me apressava em corrigir. Para resolver isso sugeri "colocar a estória num livro".
Vovó Marta Viveiros Dobal elaborou um projeto gráfico com diagramação e ilustrações. Vovô Luiz Otávio Dobal transformou uma versão oral em texto literário, sempre com insistentes mudanças e exigências minha.
O livro, depois de revisado pela Scortecci Editora, ganhou uma bela edição e se destina a crianças de 5 a 12 anos.

Fale de você e de seus projetos no mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Como meu avô sempre diz: sou muito jovem e devo pensar primeiro em diversão e fazer planos apenas para um futuro imediato. Mas tenho vontade de escrever muitos outros livros.

O que você acha da vida de escritor em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Ser escritor no meu país, ainda na visão do meu avô, é difícil, mas o prazer de saber que alguém leu algo que eu imaginei e coloquei no papel supera todas as dificuldades. Meu primeiro livro é um convite aos adultos para que leiam para seus filhos e netos, e ajudem a mudar nossa realidade literária.

Como você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Meu avô, Luiz Otávio Dobal, tem livros publicados pela Scortecci Editora. Ele também participou de coletâneas, e sempre elogiou o trabalho e o carinho que eles dedicam a cada edição.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Meu livro é um convite ao cultivo do hábito de ler. Também, por ser uma estória infantil, um carinho que os adultos devem sempre fazer as crianças. Ler para uma criança é despertar nela mundos imaginários, que além de divertir ensinam e fascinam a infância.
Como mensagem especial, gostaria que todos soubessem que esse livro é o resultado de muito trabalho, recheado de afeto, paciência, carinho, alegria e capacidade criativa. Aproveite, leia para seus filhos e netos. Isso fará a vocês, eles, e a Júlia Viveiros Armendro, muito felizes.

Obrigado pela sua participação.

18 comentários:

  1. Sensacional!! Conheço a autora, pais e avós! Certeza de que uma criança BEM AMADA, orientada por família maravilhosa e muito inteligente “dá nisso”! Que sejam todos eles, Julinha e sua família, um exemplo para crianças e suas famílias nesse nosso Brasil!
    E parabéns à editora pelo incentivo à histórias como essa!
    Malu Moraes
    PS - o nome dessa avó é Marta, não Maria… ! Vale corrigir e homenagear o incentivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e atenção de sempre.

      Excluir
  2. Parabéns Julinha e pros Vovôs! Muito sucesso nesta caminhada e que venham muitos livros!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho e incentivo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Julia ...parabéns vovós e papais . Muito bonito ver esse caminho tão lindo 👏🤩👏🤩👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou anônimo , sou amigo do seu tio Rafael ... Tatá.. rsss

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho. Marta

      Excluir
  5. Boa Tata. Rsrsrs. Obrigado pelo carinho. Luiz Dobal .

    ResponderExcluir
  6. Julia que você seja sempre essa menina esperta, perspicaz e inteligente. Todo sucesso do mundo para você. Que esse livro seja o primeiro de muitos que virão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho de sempre❤ Marta

      Excluir
  7. É de emocionar ver toda a dedicação dos pais e avós em incentivar o hábito da leitura e aflorar todo esse amor as letras,que como diz a Júlia "É tão importante para todos nós ". O livro é uma viagem muito gostosa de se ler e simmmm pais,avós,tios e a todos leiam para as suas crianças. Parabéns aos pais e avós e principalmente a Júlia por esse livro lindooo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e incentivo de sempre❤ Marta

      Excluir
    2. Obrigada pelo carinho

      Excluir
  8. Parabéns aos incentivadores e principalmente a pequena grande menina Julia. Que esse seja o primeiro de muitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e atenção ❤

      Excluir
  9. Linda e com muito potencial

    ResponderExcluir