Pedagogo e filósofo, autor de dezenas de artigos em educação, filosofia e política, é um pesquisador e divulgador da Aprendizagem Cooperativa desde 1996. Além da presente obra, lançada em abril de 2015 (Trabalho em Equipe, Aprendizagem Cooperativa e Pedagogia da Cooperação, Editora SCORTECCI, 2015), também é autor das obras: ‘O Paradigma das Cavernas’ (SCORTECCI, 2013), ‘Pedagogia da Cooperação’ (UNASPRESS, 2000 e 2002), ‘Pedagogia de Projetos’ (e-book, 2005) e ‘Uma Aventura de Carro pelos Caminhos da América do Sul’ (INGRAFIL, 1996). Com trinta anos de experiência profissional, sobretudo no mundo da educação (professor, diretor escolar, supervisor de ensino e coordenador de cursos superiores) e palestrante com atuação em todas as regiões do Brasil. Depois dos estudos de graduação, tornou-se especialista em Psicologia da Adolescência (Newbold – Inglaterra, 1996), mestre em Educação (UNASP, 2000), mestre (2002) e doutor (2008) em Filosofia, Ética e Política (FFLCH, USP – Université François Rabelais, França), e pós-doutor em Filosofia (FFLCH – USP, 2013). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque.
Como ensinar mais e melhor aos nossos alunos? Como integrar conhecimentos, habilidades, competências e valores numa era tecnológica? O que fazer para que o aluno aprenda a aprender, aprenda a fazer, aprenda a compartilhar e, sobretudo, aprenda a ser?
Vale a pena conhecer essa proposta metodológica que sugere caminhos e dá liberdade ao docente para criar suas próprias estratégias cooperativas para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Mesclando teoria e prática, além das contribuições de grandes pensadores da educação sobre aprendizagem, cooperação, solidariedade, competências e relacionamentos interpessoais, são apresentadas nessa obra mais de 100 estratégias, dinâmicas, jogos e atividades para promover o aumento da aprendizagem.
A Aprendizagem Cooperativa é uma moderna metodologia de ensino e aprendizagem fortemente embasada em pesquisas educacionais e tem se mostrado eficiente em diversos contextos de aprendizagem. Vários países como, por exemplo, Estados Unidos, Dinamarca, Japão, Canadá, Austrália, Israel e Finlândia utilizam e incentivam esse modelo que promove o aumento da performance acadêmica, melhora da autoestima, desenvolve habilidades de relacionamento interpessoal e competências profissionais ligadas ao trabalho em equipe, e também valores como empatia, responsabilidade, solidariedade e respeito. As pesquisas conduzidas por especialistas em educação mostram que de fato os alunos aprendem mais e alcançam melhores resultados acadêmicos, ao mesmo tempo em que estudam e se desenvolvem numa atmosfera mais colaborativa, participativa e cooperativa.
Olá Frank. É um
prazer contar com a sua participação no Blog Divulgando Livros e Autores da
Scortecci do Portal do Escritor.
Do
que trata o seu Livro? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que
se destina sua obra?
Fico pensando em como ensinar mais e melhor aos nossos
alunos e como integrar conhecimentos, habilidades, competências e valores numa
era tecnológica e digital como a nossa. Quando penso nisso e no desafio de
ensinar ao aluno a aprender a aprender, aprenda a fazer, aprenda a compartilhar
e, sobretudo, aprenda a ser, vejo que as metodologias de ensino estão muito
ultrapassadas e são, assim, insuficientes?
Meu livro se destina a educadores, estudantes e pessoas que
trabalham em equipes, sejam em empresas, sejam em entidades e instituições que
lidam com algum tipo de relação ensino e aprendizagem.
Fale de você e de seus projetos no
mundo das letras. É o primeiro livro de muitos ou apenas o sonho realizado de
plantar uma árvore, ter um filho e escrever um Livro?
Esse é meu quinto livro. Gosto de escrever sobre temas em
educação e filosofia, pois atuo nessas duas áreas. Dou aulas, faço palestras,
pesquiso e viajo conhecendo, aprendendo e compartilhando experiências. Os
livros que escrevo são a minha contribuição do tanto que aprendo e vivo.
O que você acha da vida de escritor
em um Brasil com poucos leitores e onde a leitura é pouco valorizada?
Não é fácil, pois há pouco incentivo para essa produção.
Por outro lado, os escritores são idealistas e sonhadores e sua ferramenta para
mover o mundo é sua escrita.
Como
você ficou sabendo e chegou até a Scortecci Editora?
Conheci o trabalho da Scortecci pela internet.
O
seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus
leitores?
Eu acho que vale a pena conhecer essa proposta metodológica
que sugere caminhos e dá liberdade ao docente para criar suas próprias
estratégias cooperativas para a melhoria do ensino e da aprendizagem.
Faltam muitas ideias e novidades no mundo da educação e
nessa obra eu procuro trazer muitas coisas boas e novas a professores e
estudantes e para quem se interessa pelo trabalho em equipe.
Além disso, é uma proposta que leva ao aumento da
performance acadêmica, melhora a
autoestima, desenvolve habilidades de relacionamento interpessoal e
competências profissionais ligadas ao trabalho em equipe, e também desenvolve
valores como empatia, responsabilidade, solidariedade e respeito. Ou seja, é
uma metodologia revolucionária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário